Rio de Janeiro, Brasil

Rua Matinoré 227 – Jacaré - 20.975-100

Alguma Pergunta?

+55 21 99475-8499

Envie um email

contato@germetec.com.br

Desinfecção UV -Desinfecção de Superfícies

O Uso de Tecnologia Ultravioleta na Desinfecção de Superfícies

Tradução do folheto da Aquionics.
“The Use of Ultraviolet Technology for Surface Disinfection”.
As indústrias alimentícias, de bebidas e farmacêuticas devem estar atentas a todas as possíveis fontes de contaminação por micróbios nos seus produtos acabados. Um dos possíveis focos mais importantes de contaminação, após o processo industrial, é via os materiais de embalagem que entram em contato direto com o produto acabado, ou que podem contaminar o ambiente. Micróbios não somente podem causar riscos à saúde dos consumidores, mas podem também provocar o estrago precoce do produto e reduzir a vida útil, com as perdas econômicas resultantes. As bactérias, leveduras e mofo, encontrados nas áreas industriais, são facilmente inativados por energia ultravioleta, sem o uso de calor, produtos químicos ou alteração do produto em si. A Aquionics fornece sistemas ultravioleta projetados especificamente para as indústrias de embalagem de produtos alimentícios e farmacêuticos.

Aplicações de Desinfecção de Superfícies por UV

Embalagem Primário

ESL (Extended Shelf-Life) Filling Machines: Máquinas que aumentam a vida útil do produto. Para enfrentar a concorrência, muitas processadoras fornecem a seus clientes produtos com vida útil prolongada. Produtos refrigerados como sucos, laticínios e bebidas embaladas a granel, que têm as embalagens esterilizadas com UV de alta intensidade, conseguem uma vida de útil consistente de 60 dias ou mais.

Embalagens Plásticas: Potes para produtos lácteos como iogurte, para sobremesas refrigeradas, etc., recebem proteção adicional sendo desinfetados por UV imediatamente antes de encher com o produto. A inativação de mofos e psicotrópicos como Pseudomonas, na embalagem reduz o risco de estragos posteriores na superfície do produto.

Tampas, Tampinhas, etc: Bebidas envasadas a quente, cervejas envasadas a frio e outras bebidas sensíveis são susceptíveis a contaminação introduzida pelo revestimento das tampas. O mofo causa grande preocupação, porque o espaço livre entre o líquido e a tampa normalmente contêm níveis baixos de oxigênio. Sistemas UV de média pressão desativam o mofo, para eliminar este problema.

Latas: Certos produtos em forma de pó, como fórmula para bebês e suplementos alimentares, que são embalados em latas maiores, precisam de níveis maiores de controle de micróbios. A Aquionics fornece unidades que produzem energia UV de potência suficiente para inativar organismos no ponto mais difícil a ser alcançado – a junta entre a parede e o fundo da lata.

Embalagem Secundária

Integridade de Áreas Limpas: Muitas vezes nos processos de enchimento e na produção farmacêutica, produtos previamente esterilizados e materiais de embalagem têm que ser introduzidos em uma área limpa. Organismos na parte exterior ou em embalagens secundários podem contaminar a área limpa se não forem descontaminados antes. A exposição de embalagens secundárias a raios UV em um túnel é conseguida passando por módulos UV múltiplos. A descontaminação é efetuada na medida em que os materiais passam de uma área não crítica para uma área limpa.

Descrição Geral

Unidades UV montadas acima de áreas de embalagem fechadas desinfetam materiais de embalagem ao mesmo tempo que criam um ambiente estéril. As lâmpadas da Aquionics são críticas nestas aplicações, porque geram altas dosagens de energia UV, necessárias para inativar mofo e outros microorganismos a velocidades requeridas em operações de embalagem. Embalagens de 15 gramas até 2 litros são desinfetadas em segundos.

Como dosagens altas são possíveis com uma única lâmpada de alta intensidade, sistemas compactos cabem facilmente em máquinas existentes e são incorporados em áreas de embalagem apertadas. Sistemas opcionais de obturadores ativados por ar comprimido protegem tanto os operadores como o produto em si quando a linha parar (instalações devem ter blindagem para evitar exposição dos olhos e da pele dos operadores aos raios UV).

O tamanho dos sistemas é projetado baseado em vários parâmetros, que incluem:

  • Tamanho do Material
  • Configuração da Máquina
  • Velocidade da Linha
  • Largura da Linha
  • Necessidades de Redução de Micróbios
  • Configuração da Embalagem

As unidades são especificadas para aplicações individuais. Uma ampla linha de lâmpadas de diversos tamanhos está disponível para as aplicações comuns nas indústrias alimentícias, farmacêuticas e de bebidas.

Traduzir »