Rio de Janeiro, Brasil

Rua Matinoré 227 – Jacaré - 20.975-100

Alguma Pergunta?

+55 21 99475-8499

Envie um email

contato@germetec.com.br

Desinfecção UV - Tratamento de Efluentes Municipais - Berson

O Uso de Tecnologia Ultravioleta Avançada no Tratamento de Efluentes Municipais

A desinfecção por raios ultravioleta (UV) de efluentes municipais está sendo progressivamente mais comum nas estações modernas de tratamento. Confrontados com revisões de níveis permitidos de cloro no despejo, municípios estão mudando para UV para evitar sistemas caros de descloronização e para eliminar totalmente o uso de cloro prejudicial ao meio ambiente.

A desinfecção com UV é seguro, com um bom custo/benefício e pode ser aplicado tanto ao terceiro nível de tratamento, como ao secundário e primário, além de CSO (Combined Sewer Overflows) e águas pluviais. A Berson fornece uma linha completa de sistemas para o tratamento de fluxos de 2.2 até 15,700³/h.

Enquanto lâmpadas convencionais de baixa pressão são indicadas para fluxos menores, lâmpadas de alta potência têm muitas vantagens no tratamento de fluxos maiores e/ou efluentes com qualidades deficientes. No caso de instalações maiores, usando lâmpadas de alta intensidade resulta em equipamento de pequeno tamanho e uma quantidade muito menor de lâmpadas comparada com uma instalação equivalente usando lâmpadas de baixa intensidade.

A Berson lançou sistemas com lâmpadas de alta intensidade no mercado norte-americano de tratamento de efluentes em 1987. A primeira instalação ainda está operando e com êxito. A lâmpada de alta intensidade foi desenvolvida nos anos 20 por Hanovia Ltd. (do mesmo grupo que a Berson). Mais de 60 anos de experiência e desenvolvimentos tecnológicos estão atrás das lâmpadas que a Berson fornece em seus sistemas de desinfecção.

Um problema com os primeiros sistemas era que os tubos de quartzo (que protegem as lâmpadas) ficaram sujos em pouco tempo e tinham que ser limpos. Para evitar este problema, a Berson lançou um sistema de limpador automático em seus sistemas para efluentes em 1989. Este sistema eletro-mecânico revolucionário foi desenvolvido pela Berson UV (também do mesmo grupo) nos anos ’60 e tem sido usado em uma ampla gama de aplicações industriais além de instalações para água municipal potável. Com 25 anos de experiência este sistema auto-limpante é uma maneira confiável de remover sujeira dos tubos de quartzo sem envolvimento do operador, nem a parada do sistema de desinfecção. Este sistema é controlado por um timer ajustável de acordo com a qualidade da água e pode ser acionado com um intervalo mínimo de 10 minutos.

InLine

O último desenvolvimento para efluentes da Berson é o sistema UV InLine de desinfecção. De tamanho compacto, é de fácil instalação e produz uma dosagem UV uniforme em um espaço pequeno. Baseado sobre várias lâmpadas recém desenvolvidas de alta intensidade de espectro misto e com arco curto, a linha InLine é compatível com fluxos de 78 a 4,000 m³/h em uma unidade única e compacta. Instalações em série e paralelo podem ser feitas para cobrir todas as possibilidades de fluxo e desinfecção. Lâmpadas de espectro misto com a propriedade máxima de destruição, são montadas a 90° ao fluxo e em grupos em uma câmara de aço inoxidável com flanges padrão para efluentes. A linha InLine foi projetada tanto para alimentação com gravidade, como para fluxos bombeados até uma pressão de 125 PSI (8.5 bar).

Traduzir »